serviços especializados
Nossos serviços - Pneu LONDRINA
Serviço de substituição de pastilhas de freio
Quando substituir as pastilhas de freio?
Aqui estão várias indicações de que você precisa de novas pastilhas de freio:
- Indicador de desgaste no painel do veículo. Quando o material de fricção nas pastilhas de freio estiver gasto a menos de 2 mm da placa de apoio da pastilha, será necessário substituir as pastilhas.
- A maioria dos carros mais novos hoje tem componentes eletrônicos embutidos na pastilha de freio. Quando a almofada estiver em um ponto que precisa ser substituído, um símbolo aparecerá no painel de instrumentos do seu veículo. Consulte o manual do proprietário para saber como é o símbolo.
- Rangido agudo ao frear. Quando o material de fricção nas pastilhas estiver gasto próximo à placa traseira, você poderá ouvir um guincho ou rangido enquanto dirige, independentemente de estar aplicando os freios ou não. Esse ruído de guincho ou guincho foi projetado para alertá-lo de que as pastilhas de freio estão ficando baixas e precisam ser inspecionadas.
- Se todo o material de fricção da pastilha de freio estiver gasto. Você ouvirá ruídos de rangido e raspagem ao acionar os freios. A substituição da pastilha é obrigatória neste ponto e o veículo não é seguro para dirigir até que seja corrigido.
Balanceamento
O balanceamento de pneus (também conhecido como balanceamento de rodas) corrige a distribuição desigual do peso nas rodas.
Rodas desbalanceadas podem causar vibração, desgaste excessivo dos pneus, danos à suspensão e outros problemas.
Durante um serviço de balanceamento de pneus, seus pneus e rodas são montados em uma máquina de balanceamento de pneus. A máquina gira o conjunto de roda e pneu para medir o desbalanceamento, para que um técnico possa instalar com precisão os pesos corretos dos pneus para obter um conjunto de roda e pneu devidamente balanceado. Frequentemente, o balanceamento e o alinhamento das rodas acontecem durante um serviço, mas não devem ser confundidos com a mesma coisa!
Cambagem (Camber)
O camber é determinado pela inclinação da parte superior da roda, para dentro ou para fora do veículo, em relação a um plano vertical. A cambagem pode ser positiva ou negativa. A cambagem excessiva provoca um desgaste mais acentuado no ombro do pneu. Se o camber for positivo, o desgaste será no ombro externo; se for negativo, o desgaste será no ombro interno do pneu.
Função:
A função do Camber é distribuir o peso do veículo sobre a banda de rodagem dos pneus de maneira uniforme, evitando desgaste irregular dos mesmos. Desgaste excessivo nos “ombros” dos pneus são geralmente atribuídos a regulagens incorretas de Camber.
Camber Negativo:
Ocasiona desgaste prematuro no ombro interno do pneu. Projeta o ponto de aplicação do peso do veículo para a extremidade do eixo da roda gerando um efeito de alavanca que causa instabilidade vertical e fadiga, tanto no eixo quanto nos demais componentes da suspensão.
Camber Positivo:
Ocasiona desgaste prematuro no ombro externo do pneus. Projeta o ponto de aplicação do peso do veículo para a parte interna do eixo da roda, diminuindo o efeito de alavanca conseqüentemente aumentando a estabilidade vertical do veículo.
Camber Desigual:
Quando não houver especificações do fabricante, deve-se tolerar uma diferença máxima de ½ graus de Camber lado a lado. O veículo tende a “puxar para o lado da roda que estiver com o ajuste de Camber mais positivo.
Na Pneu Londrina você encontra equipamentos modernos e pessoal especializado para executar os serviços no seu veículo.
Caster
É o ângulo de inclinação para frente (negativo) ou para trás (positivo) do pino mestre ou braço de suporte do eixo na parte superior, com relação a um plano vertical. O caster é responsável pela estabilidade direcional do veículo. Pouco ou nenhum caster ocasionará um bamboleio na roda, resultando em desgaste acentuado em pontos localizados da banda de rodagem de um pneu.
O caster desigual faz com que a roda puxe para um lado, provocando um desgaste irregular da banda de rodagem do pneu. O caster excessivo originará um desgaste total e prematuro da banda de rodagem do pneu.
Positivo: quando a inclinação do eixo de giro é para a frente
Negativo: quando a inclinação do eixo de giro é para traz
Zero: quando o eixo de giro está na vertical
Função:
Proporcionar estabilidade direcional. O caster quando positivo, projetando para a frente o eixo de giro, estabelece o ponto de carga para frente do ponto de contato da roda com o solo. Com isso, as rodas tendem a manter-se alinhadas para frente impondo ao veículo uma trajetória em linha reta. O caster apesar de ser um ângulo crítico para o controle do veículo, não influência no desgaste dos pneus.
Os efeitos de um Caster fora das especificações são os seguintes:
Quando insuficiente:
• Reduz a estabilidade direcional em alta velocidade
• Reduz o esforço direcional requerido em baixa velocidade
Quando excessivo:
• Aumenta a estabilidade direcional em alta velocidade
• Aumenta o esforço direcional requerido em baixa velocidade
• Pode causar vibrações laterais em alta velocidade
Diferente lado a lado:
• Pode causar tendências no veículo de “puxar” para um dos lados e pode causar problemas em freagens violentas.
• A máxima diferença permissível lado a lado é de ½ grau.
Higienização do Ar-Condicionado
Embora não interfira no funcionamento do veículo, a substituição periódica do filtro do ar-condicionado é fundamental para boa qualidade do ar dentro da cabine de passageiros.
Filtros sujos são nocivos à saúde. O acúmulo de fungos e bactérias pode provocar ou acentuar problemas de alergia ou doenças respiratórias. Fumantes e pessoas que vivem em cidades com alto índice de poluição, como São Paulo, devem ficar ainda mais atentas.
A manutenção preventiva do sistema de ar-condicionado do veículo prevê a troca do filtro de cabine todos os anos ou a cada 15 mil quilômetros, além da troca de correia do compressor, aos 40 mil quilômetros.
Limpeza de Bicos Injetores
Bico injetor sujo significa perda de potência, aumento do desgaste das peças do motor e elevado consumo de combustível.
Os bicos injetores fazem parte do sistema de alimentação do motor. São válvulas elétricas que pulverizam o combustível para a combustão. Precisos, eles definem a dosagem ideal à necessidade do motor, desde a marcha lenta até os momentos de potência máxima.
A sua limpeza proporciona melhor funcionamento mecânico. É recomendada, sobretudo, caso o veículo tenha sido abastecido com combustível adulterado ou de má qualidade.
Revisão Mecânica
É recomendado fazer a manutenção preventiva de acordo com as normas estipuladas pelo fabricante ou, ao menos, a cada 10 mil quilômetros. Na vistoria, são conferidas as condições gerais do carro (kit de embreagem, coxins do câmbio e do motor, sistema de injeção, de arrefecimento, correias, freios e equipamentos de segurança) e efetuada a troca de óleo, filtros de ar e de combustível (se for flex).
Hoje em dia, com a mistura de álcool na gasolina os bicos injetores necessitam de limpeza mais constante.
A revisão mecânica inclui a checagem dos seguintes ítens:
• Sistema de injeção – velas
• Correias
• Tensionadores
• Filtros de ar, óleo e combustível
• Kit de embreagem, coxins do câmbio e do motor
• Sistema de arrefecimento
Revisão do Sistema de Freios
O sistema de freios constitui uma das partes mais importantes e vitais de um veículo, sendo projetado para dar o máximo de rendimento com um mínimo de manutenção.
O uso contínuo dos freios durante um período resulta no desgaste natural de alguns de seus componentes. Por isso, é de extrema importância para a segurança dos passageiros verificar o estado dos discos, pastilhas e o nível do fluído de freio, em todas as revisões estipuladas pelo fabricante do veículo ou, pelo menos, a cada 10 mil quilômetros.
Tenha cuidado na escolha correta do fluído. A aplicação de um fluído não adequado pode reduzir a eficiência da frenagem ou mesmo danificar o sistema, colocando a segurança em risco.
A revisão inclui a inspeção dos seguintes itens:
• Pastilhas
• Disco
• Cilindro
• Tambor
• Patim
• Fluído de freio
• Flexíveis
Revisão do Sistema de Suspensão
Manter a suspensão do seu veículo em dia não é fácil!
Rodar em vias e estradas mal conservadas pode acarretar diversos problemas mecânicos no sistema de suspensão, responsável por absorver os impactos do movimento do automóvel.
Buracos e irregularidades deslocam os pontos de fixação da posição inicial do sistema de suspensão, fazendo o carro perder conforto, dirigibilidade e segurança. Como a fixação é toda realizada por meio de parafusos ajustáveis, recomenda-se fazer com frequência a regulagem desses pontos. Este processo, chamado de geometria de suspensão, deixa as quatro rodas novamente centralizadas, formando um retângulo.
“A manutenção preventiva deve ser feita em todas as revisões estipuladas pelo fabricante do veículo – ou pelo menos a cada sete mil quilômetros.”
Muita gente confunde esse procedimento com o alinhamento. Mas a geometria, além de realinhar o carro, averigua outras especificações técnicas dos fabricantes: convergência, divergência, caster, cambagem, KPI ou SAI, Ângulo Incluso (SAI + Camber), set back (diferença do axial dos eixos), raio de giro e paralelismo total.
O mau funcionamento da suspensão diminui a vida útil dos pneus, aumenta o consumo de combustível e o desgaste da banda de rodagem.
A manutenção preventiva deve ser feita em todas as revisões estipuladas pelo fabricante do veículo – ou pelo menos a cada sete mil quilômetros.
Também é recomendado realizar este procedimento quando houver desgaste ou troca de pneus, substituições de itens da banda de rodagem, dificuldade de manter o carro em sua trajetória, e após fortes impactos contra buracos, pedras, guias ou outros objetos.
A revisão no sistema de suspensão inclui a inspeção dos seguientes ítens:
• Amortecedores • Batentes • Coxins • Molas • Buchas • Bieletas • Braços axiais • Bandejas • Pivôs • Terminais